Dia da mulher negra latino-americana e caribenha 

Hoje é dia das guerreiras, não só hoje, todos os dias. É o dia das nossas mães, das nossas amigas, das nossas companheiras, das mulheres negras latino-americana e caribenha. Essas mulheres que muitas vezes foram preteridas, muitas vezes sofreram não só por machismo mas também por um padrão que a sociedade quer impor a elas. Essas mulheres que não tiveram durante muitos e muitos anos o direito de escolher. Não podemos esquecer as mulheres negras transsexuais.

O dia 25 de julho foi instituída em 1992 no primeiro encontro das mulheres negras latino-americanas e caribenhas em São Domingo na República Dominicana.

No Brasil, essse dia é nacional a partir de 2014, e é chamado de dia de Teresa de Benguela e da mulher negra.

Teresa de Benguela foi uma importante líder  quilombola no século 18. Ela era responsável pela organização política, econômica e administrativa do quilombo.


Teresa de Benguela viveu no atual estado do Mato Grosso, no Brasil. Foi esposa de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho (ou do Quariterê), entre o rio Guaporé (a atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia) e a atual cidade de Cuiabá. Com a morte de José Piolho, Teresa se tornou a rainha do quilombo e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído.

Gostaria de desejar um feliz dia a todas as mulheres negras, às mulheres negras brasileiras, a todas as mulheres do coletivo NegreX, às mulheres do coletivo Carolina de Jesus da UFRJ e especialmente as duas mulheres que foram muito importantes na minha vida desde que cheguei aqui no Brasil, que chamo das minhas mães brasileiras: Glória Campos e Rose de Freitas 




Publicités

Une réflexion au sujet de « Dia da mulher negra latino-americana e caribenha  »

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s