Togo ou o país das Nana Benz

Irei falar todo mês de um país africano que faz aniversário de independência.

dia 27/04/2016, o Togo fez 56 anos de aniversário de independência do Togo , meu país mas não deu tempo de escrever nada por causa da faculdade!

A bagunça começou desde 1884, o Togo foi colônia alemã, logo após a segunda gerra mundial esteve sob dominação  Francêsa e inglêsa e depois protetorado francês.A língua oficial é francês mas temos outras línguas como Mina , Ewe , kabye e Kotokoli( aprendemos a ler e escrever nessas línguas também).Antes da chegada dos Europeus, o Togo era organizado em vários reinos: reino Guin, reino Mina, reino Ewe, país Tamberma , país Kabye , país Tem ou kotokoli, e reino Mossi


O Togo fica na oeste da África entre o Benim , Gana e Burkina faso.A capital é Lomé.o povo autóctone no território togolês é o povo kotokoli.Os outros povos vieram duma Migração de outros países como Gana, Benim , Nigéria, Sudão , Egito ….

Na capital , tem o grande mercado ( Assigamè em mina -língua falada no sul do Togo). As mulheres que vendem no grande mercado receberam o nome de Nana benz porque além de ter todas carro da marca Mercedes Benz emprestaram ao governo no início dos anos 70 quando teve uma conferência dos presidentes africanos em Lomé para receber os presidentes convidados.O mercado é tão grande que no rio , teria uma extensão dos bairros gloria até copacabana.É um mercado onde se encontra tudo, produtos alimentares até eletrodomésticos, vestuário, sapatos , resumindo , tudo que você possa imaginar.Os produtos são muito barato porque o custo de vida é muito barato, com 2 reais , você poderá almoçar e jantar na rua.

 População:

O Togo tem 7 milhões de habitantes e 1 milhão e 200mil pessoas se encontram em Lomé. tem mais de 50 etnias locais além dos descendesntes de libaneses chineses, holandeses e alemães. As etnias mais nunerosas são as etnias mina( a minha)e guin a etnia Ewe, Kotokoli e Kabye. Não se supreenda quando ouvir os nomes Da silveira, D’almeida, de Souza , de Medeiros, da Silva no Togo,os ancestrais voltaram pro Togo depois da escravidão e se enriqueceram fazendo comércios na costa Togolesa porque sabiam ler e escrever , além disso construiram igrejas e mesquitas. o avo do primeiro presidente do Togo Sylvanus Olympio foi escravizado no Brasil.

A capital ,Lomé la belle (Lomé a bonita)

O porto em mar mais profundo da África ocidental se encontra em lomé, o que o torna o polo comercial.

É uma cidade pequena comparado ao Rio de Janeiro, mas onde se tem muita coisa para fazer , balada , praia( ondas muito grande pra quem gosta de surf). custo de vida super barato , a água de côco em lomé custa 0,30 centavos e o comer num restaurante muito chique não passa de 50 reais.


Festival das Divinidades Negras:

https://youtu.be/QfwBVu68HK0

Em outubro acontece em aneho,cidade de origem das etnias Guin e Mina , que fica a 50 km da cidade de Lomé , o festival das Divinidades Negras, a festa do vodu ( religião praticada por mais de 80 milhões de pessoas no mundo). Participa a diaspora Africana que se encontram no Brasil, na Argentina , Bolivia , Equador , Haiti, EUA etc…



Cultura e tradição:

O Togo mesmo com esse tamanho, tem uma diversidade de cultura e tradição porque tem mais de 50 etnias, cada povo segue a sua.

A minha etnia é Mina , um povo que chegou no Togo no século 16 vindo de Gana e sigo a cultura e tradição do povo Mina e Guin porque os dois povos se encontraram na mesma cidade no Togo , a cidade de Aneho.

Os primeiros navegadores portugueses deram o nome Mina à minha etnia porque eles mexiam com as minas principalmente de ouro, é uma etnia originária de Gana.

Entre agosto e setembro , começa o ano do povo Mina e Guin.

Numa Floresta sagrada (Floresta que não tem mais nenhum animal) que tem ao lado da cidade de aneho , se pega uma pedra sagrada , Epe-Ekpe ( a pedra do ano), a cor da pedra diz como será o ano do povo Mina e Guin.

A cor azul por exemplo quer dizer que terá muita chuva , alagamento,a cor verde quer dizer vegetação , a cor amarela quer dizer riqueza

Turismo no Togo: 

País que fica no litoral tem um forte investimento no Turismo comprovado pela sua rede de hotéis de luxo ,o custo de vida barato faz que os preços dos quartos num hotel de 5 estrelas está em torno de 400 a 500 reais

Dividirei os pontos turisticos nas regiões econômicas do Togo

 -Região Maritima:

Nessa região encontramos uma praia bonita , a casa dos escravos( patrimônio da Unesco, lá se colocava o povo escravizado antes de ser mandado para as Américas) , mercado dos festiços e a lagoa Togo( jet sky na lagoa custa 40 reais a hora) 




– região dos morros ( Region des plateaux)

Região com um clima clima mais frio e com chuvas de granizo, é a região que tem montanhas , cachoeiras etc… 


– Regiões central , da Kara e da savana

nessas regiões se encontram o Safari , uma paysagem bonita , montanhas perigosas e o Castelo Tamberma ( estnia do norte do Togo)

-Bandeira do Togo

A bandeira foi feita por Paul Ahyi e Jean Johnson ( meu bisavo) , na minha humilde opinião , os dois poderiam ter feito uma bandeira mais bonita né?

Beijos e abraços

Source d’images :republic of Togo e internet

Publicités

4 réflexions au sujet de « Togo ou o país das Nana Benz »

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s